
O Campeonato Brasileiro 2025 começou no último fim de semana e já mostrou que há muitos times em condições de brigar pelo título. Quem acompanha os jogos de futebol ao vivo hoje sabe que o Brasileirão é justamente conhecido pelo grande equilíbrio entre os clubes. E, na atual edição, não faltam concorrentes na briga pelo troféu.
Mesmo alguns times que não chegaram com status de favorito mostraram força na primeira rodada: é o caso do Grêmio. A equipe acabou perdendo o Campeonato Gaúcho para o Internacional, mas, na primeira rodada do Brasileirão, mostrou que tem um time que, bem ajustado, pode ir longe.
Com jogadores de frente como o belga Amuzu e o dinamarquês Bratihwaite, que está lesionado, além do uruguaio Arezo, o Grêmio sem dúvidas tem qualidade no elenco. Ao lado do Internacional, portanto, tem tudo para mostrar a força do futebol gaúcho no Brasileirão. Ambas as equipes entram com a pretensão de brigar no topo da tabela. A vantagem do Tricolor é que não terá de dividir sua atenção com a Copa Libertadores.
Times mineiros
O Cruzeiro, outro time que venceu na estreia, também montou um elenco bastante qualificado. Aliás, os gols da vitória sobre o Mirassol foram anotados pelas duas principais estrelas do time: Dudu e Gabigol, que chegaram justamente para a disputa da temporada 2025.
Se as equipes gaúchas vêm com força, as mineiras também são candidatas de peso. O Atlético Mineiro, em que pese a derrota na estreia para o Grêmio, tem sido uma das equipes mais fortes do Brasil ao longo das últimas temporadas. Basta lembrar que, no ano passado, o Galo chegou às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, embora tenha sido derrotado em ambas.
Outros favoritos
E, claro, além das quatro equipes mencionadas, há outras que entram para brigar pelo título. Palmeiras e Botafogo, que também se enfrentaram na estreia, são os dois últimos campeões brasileiros.
No momento, o Verdão é um time mais pronto, já que o Glorioso vem passando por uma reformulação mais profunda. No entanto, John Textor ainda deverá anunciar reforços de peso, o que certamente colocará o Botafogo na briga pelo título.
O Flamengo, por sua vez, deu mostras, até aqui, de estar mais preparado que seus concorrentes. Com dois títulos já conquistados neste ano – Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca –, o Rubro-Negro conta com um elenco de altíssimo nível e um excelente trabalho de Filipe Luís, técnico que, aliás, vem sendo um dos cotados para assumir a Seleção Brasileira.
Entre os favoritos, também é preciso destacar o Corinthians. A equipe vem de um título estadual contra o Palmeiras, seu maior rival, e está empolgada para, finalmente, virar a página das crises recentes.
Além disso, tem em seu elenco um jogador muito acima da média do futebol brasileiro, o holandês Memphis Depay, que vem fazendo jus ao alto investimento da diretoria corintiana. Ao lado dele, jogadores como Yuri Alberto, até então bastante questionado pela torcida, evoluíram muito e, por tudo isso, o Timão é, de fato, um dos favoritos no Campeonato Brasileiro.
Possíveis surpresas
Pelo retrospecto recente, não se pode dizer que o Fortaleza seja uma surpresa. Em 2023, a equipe foi vice-campeã da Copa Sul-Americana e, no ano passado, ficou na quarta colocação no Campeonato Brasileiro. Os cearenses, portanto, têm mantido uma ótima regularidade.
Mas justamente por jamais ter vencido o Brasileirão, o Fortaleza ainda precisa provar sua força e, por isso, pode ser uma das possíveis surpresas deste campeonato. A estreia, uma vitória de 2 a 0 sobre o Fluminense, mostrou que o futuro pode ser muito promissor.
Outro time que tem condições de surpreender é o Bahia. Apesar de ter ficado no meio da tabela na edição passada, a equipe conta com bons jogadores, um treinador competente e muita tradição. Com a chegada da SAF, o Esquadrão de Aço investiu alto no elenco e, uma hora ou outra, vai começar a colher esses frutos.
O post Brasileirão 2025 já começa mostrando que será muito equilibrado apareceu primeiro em Pragmatismo Político.