Ginastas como Arthur Dalaloyan, Viktoria Listunova e Angelina Melnikova podem retornar em breve

Crédito: reprodução/Instagram
O vice-presidente da Federação Russa de Ginástica, Vasily Titov, disse à Match TV que a organização enviou um pedido para a Federação Internacional de Ginástica (FIG) solicitando status neutro para atletas russos poderem voltar a competir internacionalmente. Caso aprovado, isso poderá ser um reviravolta no cenário mundial e atletas ucranianos poderão acabar dividindo o pódio com os russos.
Dessa forma, nomes como Angelina Melnikova e Arthur Dalaloyan poderiam voltar a eventos como Copas do Mundo, europeus, mundiais e qualquer outra competição associada a FIG sem representar a bandeira russa. Já Viktoriia Listunova já fez sua estreia em 2025. Ela competiu em um campeonato italiano, nas últimas semanas.
Dias atrás, a treinadora sênior da equipe nacional de ginástica russa, Valentina Rodionenko, disse à Match TV que quase todos os atletas líderes concordaram em obter um status neutro para desempenho em torneios internacionais. Esse esquema é parecido com o que ocorreu em Tóquio durante os Jogos Olímpicos de 2021. Porém, três anos atrás, o que resultou a suspensão da Rússia foram as recorrentes acusações de doping e não o envolvimento na guerra.
Agora, a FIG terá dois meses para pensar a resposta. Caso seja um sim, todos os atletas que estão matriculados na Federação Russa de Ginástica poderão solicitar participação nas competições a partir de 2025, inclusive no mundial de 2025, em Jacarta, na Indonésia.
O post Rússia pede status neutro para que seus atletas voltem a competir apareceu primeiro em Gym Blog Brazil.